segunda-feira, 4 de junho de 2018

PANC: Conheça a Vinagreira

Você já experimentou a vinagreira/ rosela 
( Hibiscus sabdariffa)?


foto da vinagreira
Hibiscus  sabdariffa no nosso viveiro de
mudas
A vinagreira também conhecida por rosela, caruru-azedo, quiabo de angola ou azedinha pertence à família das Malváceas, a mesma do quiabo.  Chegou no Brasil no período colonial, através dos navios negreiros. Ela é muito conhecida no Maranhão, lá a utilizam no cuxá, no bobó e em cozidos de carne. No sul do Brasil são utilizadas em geleias (geleia de rosela). Dizem que o sabor lembra a groselha.
É boa fornecedora  de vitaminas A, B, e C, cálcio, ferro, fósforo e proteínas, auxiliando na alimentação dos vegetarianos.

Usos e propriedades

Frutos: servem para preparar geléias, recheios de doces, pastas, marmeladas, xaropes e vinhos.

Folhas: são utilizadas refogadas. Na medicina caseira, as folhas são utilizadas nos processos inflamatórios e estimulantes do estômago. Também previnem infecções e hemorragias  e aumentam a resistência orgânica.

IMPORTANTE:  NO PERÍODO DE FLORAÇÃO E FRUTIFICAÇÃO, AS FOLHAS FICAM  IMPRÓPRIAS PARA CONSUMO.

Sementes: consumidas torradas, eliminam o excesso de água do corpo, pois estimulam o bom funcionamento dos rins e são tônicas. 

Como cultivar?

Aqui no sítio conseguimos algumas sementes e plantamos em saquinhos próprios para mudas.

Características:
É um arbusto que cresce entre 1,5 e três metros de altura, com caule avermelhado ou verde. As folhas superiores são lobadas e denteadas e as inferiores, ovaladas e inteiras. As flores são rosadas ou púrpuras, com o cálice vermelho e suculento, considerado popularmente como o fruto. O fruto mesmo é uma cápsula vermelha com 2.5 cm. 

Clima
Requer temperaturas na faixa dos 18 aos 35 graus e uma distribuição de 800 a 1600 ml de chuva no período de seis meses. Gosta de dias longos.

Solo
Geralmente tolera diferentes tipos de solo. Requer terrenos bem drenados e não compactos, para facilitar a penetração de suas raizes, que são profundas.

Época do plantio
Na época das chuvas.

Propagação
Por estacas (antes do florescimento)
Por sementes. A semeadura é realizada diretamente no solo definitivo, em covas ou linhas, no espaçamento mínimo de um metro ente linhas e plantas.

Colheitas
Cortam-se os ramos com folhas quando a planta atinge seu máximo desenvolvimento. A colheita prolonga-se por vários meses. Como já falamos, não se colhe as folhas no período de floração e frutificação por ficam impróprias.

Receita:Crepe com geléia de vinagreira

Para mais detalhes dos benefícios desta planta assista este vídeo.




Conheça outra PANC, o cará-moela clicando aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário