segunda-feira, 19 de junho de 2017

Curiosidade rural: Feijão Guandu

figura do feijao guandu
Feijão Gundu

Adubação verde: Feijão Guandu

A adubação verde é uma das variedades de adubação orgânica, que permite a diminuição ou eliminação do uso de fertilizantes químicos na lavoura. A técnica utiliza matéria orgânica, gerada a partir do cultivo de plantas, para adubar o solo.

O adubo verde feito com plantas leguminosas como o feijão guandu, mucuna, crotalárea, entre outras, possui um benefício extra; maior fixação de nitrogênio no solo. Isso porque as leguminosas são capazes de fazer uma associação com bactérias (rizóbio) próprias para fixar o nutriente. Com o solo rico em nitrogênio, há um grande aumento na produtividade.

Com esse método, o solo ganha mais infiltração e retenção de água, fica mais poroso devido às raízes e diminui a erosão, aumenta a vida útil e o teor de matéria orgânica, proteção contra o impacto das chuvas e da irradiação solar direta, controle de pragas e de doenças nas lavouras, além da inibição do crescimento de mato.

O guandu tem raiz bastante profunda e absorve nutrientes, translocando-os para as folhas. Quando essas folhas caem, a matéria orgânica entra em decomposição e aduba as plantas existentes na superfície do solo.

Com sistema radicular bastante vigoroso e desenvolvido, que lhe garante boa resistência à seca, o feijão guandu é de fácil adaptação. Ele pode ser plantado em qualquer solo, principalmente nos minerais. Não gosta de solo encharcados, prefere clima quente e úmido.


Como planta medicinal: 

Suas folhas e flores são utilizadas na medicina tradicional, principalmente na Região Norte do País, na forma de chás, contra hemorragias, em gargarejos contra inflamações da garganta, tosse e bronquite.

Em outras regiões são empregados contra febres, tosses, úlceras, dores diversas e inflamações.

São atribuídas a esta planta propriedades diuréticas adstringentes, anti-desinterica, febrifuga, laxativa, anti-hemorrágica, vulneraria e antiblenorragica.
Modo de usar:
Infusão de flores, raízes e folhas (beber e gargarejos). 5 gramas em um copo de água fervente ou 15 gramas para 1 litro de água


Fonte:

Vídeo:  Características gerais: https://www.youtube.com/watch?v=mIsuhgr8fBs 

Vídeo: Recuperação de pastagens: https://www.youtube.com/watch?v=L7pcXDSB6Jg

Site: https://www.campograndenews.com.br/rural/plantio-de-feijao-guandu-reduz-teor-de-aluminio-no-solo-12-28-2009

Site: http://www.emater.mg.gov.br/portal.cgi?flagweb=site_tpl_paginas_internas&id=4659#.WUfMbpLyu1s

Blog: Para fazer o chá: http://viveravidaeomeioambiente.blogspot.com.br/2011/11/plantas-medicinais-feijao-guandu-e-suas.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário